Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Curso do proinfo

1º ATIVIDADE DO PROINFO INTEGRADO


Nessa primeira atividade segue uma síntese das discussões que surgiram a partir dos vídeo exibido, refletindo sua s principais ideias e escrevendo os aspectos/pontos mais significativo. Após a leitura, elaborar um aparecer sobre a questão: Estamos preparados para utilizarmos as Tecnologias de Informação e Comunicação (TCI) na educação? Se não o que falta?

Os pontos mais significativos:
  • As várias tentativas de voar
  • A persistência de fazer e refazer o avião e não desistir do sonho de voar.
  • Será que ele não pensou em desistir? Quantos não pensam em desistir na primeira dificuldade?
  • As diversas formas de fazer o avião decolar. Mostrando que devemos tentar de formas diferentes e não desistir.

Ainda não estamos preparados para utilizarmos a Tecnologias de Informação e Comunicação (TCI), pois falta vontade de aprender o novo, vencer o medo que em lhe dar com algo que não conhecemos. As vezes na primeira dificuldade desistimos e então abandonamos nossos sonhos, nossas vontades, e deixamos de aprender novas ferramentas que podem contribuir para o desenvolvimento profissional.

Curso do proinfo

3º ATIVIDADE DO PROINFO INTEGRADO


TEMA ESCOLHIDO – O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


O texto o que é educação a distância segundo o autor José Manuel Moran
nada mais é que o processo de ensino aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separado espacial e /ou temporalmente.
Para o ensino e aprendizagem acontecer não é preciso professor e aluno estar na mesma sala, fisicamente presente, para o processo de aprendizagem acontecer é preciso apenas de um mediador que possa interligar professor e aluno.Esse mediador seria as tecnologias, internet é uma das mais usadas atualmente. Outro ponto interessante no texto de José Manoel Moran é que a educação a distancia não seria um “fast-food” em que o aluno se serve de algo e pronto. É uma pratica que permite um equilíbrio entre as necessidades e as habilidades individuais e as do grupo ou seja, o aluno não vai encontrar tudo pronto, ele terá que buscar, ler muito, pesquisar, organizar seu tempo, para obter êxito na aprendizagem.

Curso do proinfo

5º ATIVIDADE DO PROINFO INTEGRADO



foto
Com base nas aulas presenciais dos encontros realizados vou relatar minha opinião sobre o curso, o que aprendi e as minha dificuldades.

foto

Estou gostando do curso, revisando algumas coisas esquecidas, principalmente em relação ao sistema operacional Linux, qual não tenho muito contato, apesar de saber que ele é um sistema seguro e não é vulnerável como o Windows. Tudo que sei fazer no computador e na internet aprendi sozinha, pesquisando e mexendo mesmo, estou no curso para aperfeiçoar o que já sei e aprender coisas novas. Aprendi no curso que não é preciso ter um notebook para usar o projetor que posso conectá-lo ao aparelho de DVD por exemplo. Achei muito interessante. A minha dificuldade é conciliar o meu tempo para está presente nas aulas presenciais, quanto ao conteúdo, ainda não tenho. O professor repassa bem seus conhecimentos e consigo aprender o conteúdo. Espero que continue assim, pois quero conhecer novidades e adquirir conhecimentos que contribua na minha pratica profissional.

 O que são parlenda?

As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças.

 

Objetivos

  • Articular sonoridades na leitura, adequando-as ao texto escrito;
  • Ver e ouvir parlendas;
  • Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura. Ler antes de saber ler convencionalmente;
  • Desenvolver a oralidade.

     

    Desenvolvimento


      • Roda de conversa;
      • Vivenciar as brincadeiras e parlendas;
      • Observar as parlendas no cartaz;
      • Leitura das parlendas;
      • Músicas;
      • Linguagem Oral;
       

      Culminância